sábado, 19 de janeiro de 2013

Reprodução do Beija Flor


Reprodução


O formato do ninho e material de construção varia de
 espéciepara espécie, assim como a dimensão dos ovos. A maioria costuma ter o ninho em forma de tigela utilizando materiais como fibras vegetais, folhas, teias de aranha para dar coesão externa, musgo e líquens. Todos com aparência muito delicada.
É a fêmea que constrói o ninho e cuida da incubação. Normalmente, dura de dezesseis a dezessete dias a eclosão dos dois ovos, que costumam ter a cor branca. Até os filhotes saírem do ninho, ainda vai um período de vinte a trinta dias nos quais permanecem sendo alimentados pela mãe.
Certas espécies, como a Leucochloris albicollis, apreciadora das regiões de altitude daMata Atlântica, são bastante canoras. O macho, desta espécie,emite um característico e longo trinado para atrair a fêmea e se acasalar.

Chlorostilbon lucidus, verdinho-do-bico-vermelho aninhado.
Contudo algumas espécies como a Phaethornis eurynome(rabo-branco-da-mata), típica da Mata Atlântica, constroem o ninho em forma de uma bola ovalada trançada com musgo. Assemelha-se a uma rede pendente, porém presa por um único fio (este com cerca de quinze centímetros) no galho de uma planta a cerca de dois metros de altura em média. Seu ninho é revestido com líquens e sob o calor da incubação, os ovos acabam tingidos por eles. A entrada é pela lateral, próxima à base. Com esta forma, o ninho fica fechado por cima e protegido da chuva. Mas devido ao seu diminuto tamanho, curiosamente a longa cauda da fêmea pende pelo lado externo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário